A tecnologia e as crianças
Tecnologia e desenvolvimento infantil
Estamos no século XXI (que teve início em 2001), e desde quando entramos nele mudamos muito em relação a costumes e tecnologias.
Tecnologia de uma maneira simples são técnicas usadas desenvolvidas para algo:
Seja a dobradiça da porta, que é o mecanismo que faz ela mexer; a janela de vidro que permite vermos do outro lado me dia de chuva sem nos molhar; o telefone móvel, o mini computador que é o smartphone (que é muito além do que era o celular), a televisão que permite ver imagens de outros lugares do mundo em movimento, e muitas outras.
Desde 2001, o que conhecíamos como tecnologia veio se modificando, as máquinas de escrever e mimeógrafos foram foram trocados aos poucos pelos computadores e aparelhos de fotocópia (o famoso “Xerox“); a popularização da internet, que antes poucas pessoas tinham acesso; os carros que usavam muita gasolina e passaram a poderem usar também álcool.
Depois os celulares, além de ficarem mais baratos e acessíveis, passaram a ter, além de integração com a internet, a possibilidade de digitar direto na tela (tecnologia Touch screen); os comutadores enormes foram diminuindo de tamanho; livros de mais de 800 páginas começaram a caber em cds, dvds e hoje cartões de memória.
Muita coisa mudou nesses últimos 21 anos que nem dá pra colocar aqui.
Tecnologia e o desenvolvimento humano
Tudo isso foi exposto aqui pra chegar nesse ponto: Com esse avanço, a acessibilidade aumentou muito; aos jogos, à aplicativos, à informação.
E em meio a isso, hoje, crianças de 6 anos de idade podem ter acesso a conhecimentos as pessoas que tem 50 anos agora, só tiveram acesso nos seus 18 anos de idade.
Ou seja, o conhecimento pode ser desenvolvido através dos equipamentos eletrônicos que temos hoje.
E privar isso de alguém, na sociedade onde nos vivemos é quase que impedir que essa pessoa consiga crescer e desenvolver no mundo onde vivemos hoje.
Nesse sentido os jogos, os aplicativos, o acesso a internet, podem ajudar no desenvolvimento da criança, facilitar o entendimento das matérias da escola, facilitar a entender como o mundo funciona e isso pode ser um ponto interessante.
Limites
Mas tá, a internet, os aplicativos, os jogos, e outras tecnologias podem ajudar muito no desenvolvimento de uma criança, mas aos mesmo tem limites que precisam ser estabelecidos.
Na vida não devemos só aprender a fazer cálculos, saber falar idiomas, saber como funcionam os seres vivos e a imensidão de outros conhecimentos que existem.
Precisamos também aprender a conviver com pessoas, a trabalhar com os outros, interagir, cuidar, deixar ser cuidado e tantos outros pontos que não se aprende com livros, jogos ou aplicativos, sem ter o contato humano.
Por isso ensinar pra uma criança que tem tempo pra brincar, desenhar, assistir tv, usar o computador ou o celular, tomar banho e dormir é muito importante.
Os exageros podem nos adoecer. Se uma criança ficar o dia todo num celular isso pode fazer mal pra ela, pois vai deixar de fazer outra atividade que faria bem pra sua saúde e crescimento em diversos pontos da sua vida.
O convívio com a família, com interação que é muito importante pra ajudar a criança se desenvolver emocionalmente e que pode prevenir, por exemplo, a dependência de álcool e outras drogas na vida adulta, e outros problemas, é muito importante.
E o convívio com outras crianças, que além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, pode ajudar no emocional e outros.
Resumindo
Permitir que crianças tenham acesso a aplicativos, a jogos, a smartfones, computadores e outras tecnologias, pode ajudar no desenvolvimento, mas não podem ser as únicas atividades delas.
E mais uma coisa, é sempre importante estar perto das crianças quando estiverem usando esses recursos, inclusive assistindo tv; pois existem conteúdos que não são recomendados pra qualquer idade e que podem atrapalhar nesse desenvolvimento.
Se você perceber algum comportamento estranho com a criança por quem você é responsável, procure um profissional da psicologia, pode ajudar nessa situação.
Tem aqui um post que vale a pena conferir sobre isso: https://lucasdeoliveirapsi.com.br/index.php/2022/04/12/nem-todo-desenho-animado-e-infantil/
Foto1* por Bicanski de Pixnio
Foto 2* Autor desconhecido, disponível no pxfuel.com
Foto 3* Autor desconhecido, disponível no pxhere.com
5 thoughts on “A tecnologia e as crianças”