A música que não sai da cabeça
Você sabia que a música que fica agarrada na sua cabeça pode dizer de você?
Tem vezes que passamos o dia inteiro com uma música “tocando” em nossa cabeça, mesmo que a gente não tenha escutado ela naquele mesmo dia. E vem perguntas:
“Por que essa música?”, “por que isso tá acontecendo?”.
Pode ser as notas, o ritmo, a melodia, a letra; vários elementos juntos que nos tocam de alguma forma e assim a música fica “presa” na nossa cabeça.
Bom, não podemos generalizar e dizer que isso vale pra todos os casos, mas a música que toca gente de alguma forma, ainda que não consigamos reconhecer isso conscientemente, pode dizer algo da gente. É como se nosso interior tentasse passar uma mensagem pra gente, ai a música fica repetindo a mensagem.
0 Em diversas abordagens psicológicas entende-se que essas musicas são um dos pontos que devem ser levados em conta durante a terapia, porque consideram que elas dizem do que se passa com a pessoa, e que são fonte para o autoconhecimento, e isso pode acontecer também com imagens, palavras e cenas. Mas não é tão simples entender a mensagem, por isso levar essas músicas na hora da sessão de terapia é uma boa.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é importantíssimo pra entender os problemas pelos quais estamos passando e na terapia (nos atendimentos psicológicos), esse é um dos pontos que são trabalhados.
Além disso, tem outro ponto importante sobre o autoconhecimento que deve ser levado em conta:
Somos humanos, somos orgânicos, ou seja, nós podemos mudar.
“Não se entra água do mesmo rio duas vezes”…
…que quer dizer que o rio corre, e aquelas gostas de água nas quais a gente tocou, naquele exato ponto do rio, continuam a descer o rio e não mais voltam para aquele mesmo ponto do rio onde a gente tocou a água.
E ai podemos trazer essa expressão pro autoconhecimento, nós mudamos com o tempo e com as experiências novas que vamos vivendo, então o que a gente soube sobre a gente a 6 meses atrás, pode não ser o que somos agora. Então se uma música voltar a ficar agarrada na nossa cabeça, pode ser que a
mensagem que o nosso interior que passar pra gente seja outra.
Concluindo, se uma música ficar agarrada na sua cabeça, leve ela pra sua sessão de terapia, ela pode dizer algo sobre você.
2 thoughts on “A música que não sai da cabeça”