A família pode adoecer junto
Algumas linhas da psicologia entendem que os adoecimentos psicológicos podem não serem apenas pessoais. Ou seja, quando uma pessoa em determinado núcleo familiar, está doente, pode ser que mais pessoas também estejam.
E indo pra além disso, na história de uma família, adoecimentos podem se repetir em mais de uma pessoa da mesma família e até mesmo em gerações diferentes.
Por que isso acontece?
Isso pode acontecer porque os adoecimentos psicológicos podem ter vários fatores que levam a eles surgirem.
Dentre estes fatores podem estar:
A forma de criação que uma família tem, e essa forma pode se repetir nas outras gerações;
E alguns tipos de adoecimentos físicos que podem ser geneticamente herdados e assim os sintomas dessas doenças podem influenciar na manifestação dos adoecimentos psicológicos e isso pode se repetir em várias pessoas da mesma família.
Tudo isso pode estar interligado.
E pra além dos adoecimentos, podemos ver a cultura familiar como sendo aprendida e repetida e dentro dela comportamentos que podem dificultar a vida das pessoas podem ter influência.
Da mesma forma que comportamentos saudáveis podem ser aprendidos dentro dessa cultura que determina família tem, desde boa alimentação ou prática de diálogo, logo não podemos generalizar e só considerar os pontos negativos.
Cultura familiar
Cada família tem uma cultura. Costumes, jeitos de se comportar, vestir, crenças, e até mesmo dores que são passadas de geração em geração.
Um exemplo seria um pai que foi muito maltratado em sua vida toda, e aprende erroneamente que não tem valor, e depois ensina isso para os seus filhos e estes pros seus. Isso torna um ciclo que se repete de geração em geração, mas que pode ser quebrado.
Quando uma pessoa, de uma família onde existe uma repetição de um ciclo adoecedor, ela vai e procura agir de forma diferente e passa cuidar do problema de forma mais saudável, como por exemplo fazer terapia, essa pessoa quebra esse ciclo na vida pessoal dela e assim, pode não mais passar esse problema para os filhos.
Mas, nas outras pessoas da sua família, caso elas não façam o mesmo, o ciclo será repetido e repassado para outros filhos.
Concluindo
Então existem adoecimentos psicológicos familiares. E para cuidar deles, é preciso cuidar de cada membro dessa família e do relacionamento entre essas pessoas dessa família.
Se você percebe que existe uma possibilidade de que você, na sua família, esteja passando por isso, recomendo procurar um psicólogo para te ajudar.
E se você cuidar de você, já estará começado a cuidar melhor da sua família.
Caso precise de ajuda pode entrar em contato comigo.
Confira também os artigos: Envelhecer não é igual a adoecer, A cobrança talvez injusta e O nosso corpo não é só partes.
One thought on “A família pode adoecer junto”