Subway surfers (análise)
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Resumo
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Subway Surfers é um jogo móvel de uma “corrida interminável” co-desenvolvido pela Kiloo Games, uma empresa privada com sede na Dinamarca e pela Sybo Games. Wikipédia
Classificação indicativa: 10 anos (Play store)
Violência Fantástica
Plataformas: Android, iOS, Microsoft Windows, Windows Phone, Windows 10 Mobile, Mac OS, Fire OS
Não deixe o seu filho jogando sozinho, supervisione.
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Potenciais
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O jogo exige uma movimentação rápida do jogador. Ele precisa desviar dos obstáculos e isso pode contribuir para o desenvolvimento de habilidade motora fina.
Esse surgimento de obstáculos que exige essa movimentação rápida para desviar, leva à necessidade de atenção e um raciocínio rápido para pensar em qual direção mover o personagem para evitar cada obstáculo, logo essa atenção, esse raciocínio rápido e a criação rápida de estratégias podem ser desenvolvidos.
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Um exemplo de uma atividade do dia a dia que exige essas habilidades é a condução de um carro ou moto, onde em uma rua ou estrada aparecem diversos obstáculos que podem não ser previstos com antecedência dos quais se precisa desviar.
O jogador também pode aprender a lhe dar com a frustração de perder. O jogo é fácil de ser reiniciado assim que se perde uma partida, logo essa possibilidade de tentar novamente pode ajudar.
No jogo, durante as partidas, o jogador pode pegar moedas que podem ser acumuladas e podem ser usadas para comprar itens na loja. O que permite aprender a ter um controle financeiro.
Dá pra jogar com amigos. Apesar do jogo não permitir jogar com outros jogadores dentro da partida, existe um sistema de rankings onde o jogador compete pela quantidade maior de pontos com outros jogadores inclusive os amigos da rede social Facebook (caso tenha vinculado o jogo à conta do Facebook).
Estressores
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Obstáculos inesperados em posições aleatórias.
Aumenta a velocidade do personagem a medida que se vai avançando no jogo.
O personagem do jogador é perseguido por um outro personagem e quando o jogador atinge um obstáculo e não consegue ultrapassa-lo, este é pego pelo outro e a partida se encerra.
É um jogo bem rápido, onde o personagem do jogador corre e com o passar do tempo os obstáculos começar a surgir com mais velocidade dificultando de bater neles, ou seja aumenta possibilidade de perder no jogo e com isso a sensação de frustração aumenta mais e mais, em caso de pessoas que possuem dificuldade para lhe dar tal sensação tendem a ter mais dificuldades.
Com isso, o jogo é programado para ter um reinício fácil, ou seja, o jogador pode recomeçar quantas vezes quiser e quando quiser. E isso pode trazer problemas a quem tem dificuldade com o controle no tempo de jogar, por que provoca a insistência do jogador em conseguir passar dos obstáculos.
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O sistema de surgimento de obstáculos aleatórios e automático, unido com os postos que são acumulados dentro do tempo de jogo (o tempo da partida) sem perder e unido com as moedas e itens coletados durante a partida acaba se unindo com também com a sensação de que o jogo possui um final. Isso acontece por causa de uma tendência nossa de tentar fechar as coisas, encontrar uma conclusão (o que já foi estudado por algumas abordagens da psicologia); e essa tendência acaba influenciando no desejo de continuar jogando e persistir sendo mais um ponto que pode contribuir para a dificuldade de controlar o tempo de jogo (a pessoa que joga pode passar horas no jogo sem perceber).
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Além desses pontos existem os Rankings (as listas de jogadores ordenados desde o que pontuou mais ao que pontuou menos no jogo): um a nível mundial, outro semanal e outro com os amigos da rede social facebook.
Todo jogo que possui ranking torna se mais competitivo, e essa competitividade (a busca por ser quem pontuou mais, de ultrapassar a pontuação de outros jogadores) também pode influenciar em querer jogar mais e assim como os pontos anteriores contribuir na insistência em jogar por mais tempo e dificultar a controlar esse tempo que se passa jogando, podendo até interferir em outras atividades do dia a dia.
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Mas, não é só jogos que podem interferir em outras atividades do dia a dia por causa do tempo em que fica ali.
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As séries, os desenho animados, os programas de TV, filmes, atividade de hobby como fazer artesanato sem ser com forma de trabalho, desenhar entre outros, podem chegar a prender a atenção da pessoa que está ali e se esta pessoa não tiver um controle no tempo poderá ter dificuldades em realizar outras atividades importantes e necessárias para a sua vida.
Até os estudos ou trabalho podem acabar se tornando problema quando não se possui esse controle no tempo, pois podem afetar a saúde física e mental da pessoa. Logo o exagero pode ser sinal de que algo não está saudável.
Existe mais um ponto que precisa de atenção nesse jogo
A loja do jogo
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Existem alguns itens que podem fazer com que o jogador avance mais rápido dentro do percurso do jogo, esses itens podem ser conquistados com as missões do jogo, nos prémios que são dados a cada novo dia em que o jogador volta a entrar no jogo e esses itens também podem ser comprados na loja do jogo.
Tais itens podem ajudar o jogador a ganhar mais pontos e poder ultrapassar outros jogadores nos Rankings. Isso pode motivar a comprar esses itens na loja. Eles podem ser comprados com as moedas do jogo ou com DINHEIRO DE VERDADE, fora do jogo. Logo é bom tomar cuidado com isso. Esse ponto é comum em jogos que possuem loja virtual dentro do jogo, então essa atenção não vale apenas para o Subway Surfers.
Na loja o jogador também pode comprar outros personagens o que pode motivar a comprar nela.
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Concluindo
É um jogo que pode contribuir para o desenvolvimento infantil, mas que precisa de supervisão do pais ou responsáveis para que seja saudável esse processo, possibilitando a criança a aprender com essas situações que podem surgir com o jogo e usar esses “estressores” a seu favor.
Logo é possível aprender a não desistir, a controlar o tempo, ter controle financeiro, a ter um raciocínio mais rápido, entre outros, jogando esse jogo, mas não é só nele em que se pode desenvolver essas habilidades. Na vida, com as situações que surgem, o ser humano pode se desenvolver, aprender a lhe dar com as adversidades pode contribuir para a saúde mental.
Confiram também o post sobre tecnologia e desenvolvimento infantil.
Atualização: Agora estou postando um resumo da análise nas avaliações desse jogo no loja de apps (Google play store).
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