Sobre brincar

Sobre brincar

Você sabe porque brincar é tão importante? Já parou pra pensar nisso?

Diferente dos adultos, quando uma pessoa é criança, dependendo da idade, ela ainda não consegue refletir sobre os seus problemas apenas pensando neles. Isso acontece porque o seu cérebro ainda está em desenvolvimento e com ele as funções cognitivas.

Por exemplo:

Geralmente uma criança de 5 anos de idade tem dificuldades em trocar números por símbolos e fazer conta com eles como se usa nas equações de 1º e 2º grau, o cérebro dela ainda não se desenvolveu o suficiente pra conseguir processar essa informação.

A medida que ela vai crescendo, estudando na escola, tendo novas experiências, o cérebro dela continua se desenvolvendo e assim tornando-se capaz de fazer novas coisas.

Brincar nesse caso ajuda a estimular o cérebro e assim fazendo ele se desenvolver mais e mais, mas caso isso não aconteça a criança pode ter atraso no desenvolvimento e não conseguir fazer coisas que, dependendo da idade, já deveria conseguir fazer, por exemplo:

Uma criança bem novinha que é proibida de brincar de rasgar papel, não vai conseguir ter essa habilidade quando precisar no futuro.

 Mas para além disso, quando uma criança brinca, usando da imaginação, criando estórias até fantasiosas, ela vai conseguindo lhe dar com os problemas que acontecem com ela, como a perda de um brinquedo ou até quando um parente muito próximo vai pra longe.

Por isso não se pode tirar o tempo de brincar da vida de uma criança.

O brincar não é só pra criança

Jogar jogo de baralho, praticar um esporte, jogar jogos eletrônicos e até dançar, também são formas de brincar quando vai ficando mais velho, ainda que não consigamos ver dessa forma.

E essa brincadeira, pode nos ajudar a aliviar o stress, descansar a cabeça, espairecer; o que ajuda na nossa saúde mental.

Além disso, é possível melhorar diversas habilidades enquanto jogamos/brincamos e desenvolver novas habilidades. Jogos podem ajudar, por exemplo, na melhora da nossa atenção, e nos ajudar a aprender a trabalhar melhor em grupo com os jogos de cooperação.

Brincar junto é muito bom

 Quando uma pessoa que é responsável por uma criança brinca com ela, ela e a criança se aproximam mais firmando melhor os laços. E essa proximidade pode servir de prevenção pra adoecimentos psicológicos na criança.

 A importância de brincar vai muito além dessas situações apresentadas aqui, mas pode-se concluir que o brincar faz bem pra saúde.

E é por esses e outros motivos que brincar é tão importante.

Confira também o post sobre Tecnologia e desenvolvimento infantil.

Também tem a análise de alguns jogos numa visão da área da psicologia, e que tem ligação ao desenvolvimento de habilidades.

One thought on “Sobre brincar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *