Você conhece esses símbolos?



Você sabe o que cada um deles significa?

Todos os dias podemos encontrar em vários lugares desenhos, ícones, imagens simples em placas, aplicativos, programas de tv… Mas o que são eles?

O que é símbolo?

Símbolo, em uma forma de explicação bem simples, é uma imagem ou objeto que representa algumas informações. Tipo o desenho de uma engrenagem que pode informar o lugar onde se encontra as opções de configuração de um aplicativo; ou um emoticon que pode representar uma emoção que a pessoa quis passar através daquele desenho específico.

São vários símbolos que existem e o mesmo símbolo pode mudar de significado com o passar dos anos ou com o contexto onde ele se encontra. Um exemplo seria a cruz era um símbolo que representava um tipo de condenação dentro da cultura Romana antes de Jesus, e depois com o crescimento do cristianismo a cruz começou a ter um outro sentido onde ela representava Jesus e o cristianismo.

Hoje podemos ver símbolos espalhados por todos os lugares, desde o desenho, fotos, placas e ícones de aplicativos, cada um com o seu significado. E dentre as placas encontramos símbolos como estes ao lado.

De onde que eles vem?

O surgimento de cada símbolo e seus significados é cultural. Casa povo, com seus costumes e suas crenças, com o conjunto de informações que eles possuem, foram criando representações desde desenhos, gravuras até sinais sonoros como a batida de um tambor ou o som de um apito, e cada uma dessas representações foram tomando significados específicos em cada povo ou grupo, dentro de cada uma dessas culturas, e assim os símbolos foram surgindo.

Com a globalização, a aproximação de povos, grupos e sociedades com suas culturas, entre si desde as grandes navegações até hoje no período das redes sociais; os símbolos foram compartilhados, e com eles os seus significados. E por meio dos símbolos pessoas que não falam a mesma língua passaram a conseguir caminhos diferentes para se comunicar e entender a mensagem do outro, ainda que em partes.

Dentre esses símbolos encontramos a placas de trânsito, e outras placas que foram criadas e compartilhadas como forma de comunicação simplificada. E ai chegamos aos símbolos ligados a acessibilidade.

Símbolos e acessibilidade

Esses símbolos ligados a acessibilidade tem a função de trazer uma informação sobre o lugar onde ele (o símbolo) está. Sobre essas informações existem normas, que podem variar de acordo com o país onde tal símbolo está, que padronizam elas, logo todo lugar, naquele país, onde estiver aquele símbolo, indica que aquele lugar tem aquela informação. Mas que informações são essas?

Você sabe o significado dessas placas?

As informações são dadas a cada símbolo em particular, a seguir temos algumas placas com alguns símbolo. Em cada uma dessas placas estão as informações referentes a elas, segundo a ABNT que é o órgão do governo brasileiro que regula quais são os padrões e as normas a serem seguidas para facilitar o entendimento dessas placas, além de atuar e outro âmbitos.

Vamos para as placas?

Símbolo de Idoso 

Embora a ABNT ainda mantenha a imagem, há uma discussão em tramitação, no sentido de adotar um símbolo menos pejorativo para representar o idoso em placas de atendimento preferencial ou vagas de estacionamento para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas idosas. 
Sendo indicado para pessoas acima de 60 anos de idade. (GUIA DE RODAS, 2020)

Pode indicar estacionamento para pessoas idosas, acento preferencial para pessoas idosas e até filas preferenciais onde pessoas idosas pode ser atendidas mais rapidamente, ou muitas outras situações.

Símbolo Internacional de Acesso (SIA)

A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do símbolo internacional de acesso. Representa, por exemplo, se há rampas, elevadores ou outros recursos nos locais (GUIA DE RODAS, 2020).

Pode indicar estacionamento para pessoas com deficiência, acento para pessoa com deficiência ou área para cadeirante dentro do ônibus ou ponto de ônibus, fila preferencial para pessoa com deficiência onde elas podem ser atendidas mais rapidamente, ou muitas outras situações.

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Sociedade Autista da América, criou a fita com a peça de um quebra-cabeça como símbolo da consciência do autismo. Afirmam que “O padrão da peça do quebra-cabeça reflete a complexidade do espectro do autismo. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com a doença.”
Este símbolo é usado mundialmente, principalmente, para sinalizar o atendimento prioritário aos autistas (GUIA DE RODAS, 2020).

Pode ser usado pra sinalizar fila preferencial para pessoas com TEA, onde elas podem ser atendidas de forma mais rápida ou acento preferencial para pessoas com TEA, ou muitas outras situações.

Símbolo de Grávida

Símbolo internacionalmente utilizado para indicar que o ambiente oferece serviços e produtos para gestantes. Geralmente, visto em guichês para atendimento prioritário em lojas e mercados (GUIA DE RODAS, 2020).

Pode indicar acento preferencial para gestantes ou fila preferencial onde elas podem ser atendidas mais rapidamente, ou muitas outras situações.

Símbolo de Pessoa com criança de colo

Indicado para pessoas com crianças de colo e que devem ter o atendimento preferencial em estabelecimentos (GUIA DE RODAS, 2020).

Pode indicar acento preferencial para pessoas com crianças de colo, ou filas preferenciais onde elas podem ser atendidas mais rapidamente, ou muitas outras situações.

Símbolo de Pessoas Obesa

Os assentos para pessoas com obesidade deve possuir largura mínima de 0,75 m, com capacidade para suportar até 250 kg. Este símbolo indica a presença de recursos acessíveis, como o assento adequado (GUIA DE RODAS, 2020).

Pode indicar acento preferencial para pessoas com obesidade, outras situações.

E não para por aqui

Existem mutas outras placas e símbolos ligados a acessibilidade e que não estão aqui, por isso recomendo o post do Guida de rodas sobre este tema:

https://guiaderodas.com/voce-sabe-quais-sao-os-simbolos-de-acessibilidade-e-para-que-servem/

Temos também mais vários posts sobre acessibilidade, um é o sobre como desacelerar ou acelerar a reprodução de um vídeo no youtube.

1 thought on “Você conhece esses símbolos?”

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.