Subway surfers (análise)
Resumo
Subway Surfers é um jogo móvel de uma “corrida interminável” co-desenvolvido pela Kiloo Games, uma empresa privada com sede na Dinamarca e pela Sybo Games. Wikipédia
Classificação indicativa: 10 anos (Play store)
Violência Fantástica
Plataformas: Android, iOS, Microsoft Windows, Windows Phone, Windows 10 Mobile, Mac OS, Fire OS
Não deixe o seu filho jogando sozinho, supervisione.
Potenciais
O jogo exige uma movimentação rápida do jogador. Ele precisa desviar dos obstáculos e isso pode contribuir para o desenvolvimento de habilidade motora fina.
Esse surgimento de obstáculos que exige essa movimentação rápida para desviar, leva à necessidade de atenção e um raciocínio rápido para pensar em qual direção mover o personagem para evitar cada obstáculo, logo essa atenção, esse raciocínio rápido e a criação rápida de estratégias podem ser desenvolvidos.
Um exemplo de uma atividade do dia a dia que exige essas habilidades é a condução de um carro ou moto, onde em uma rua ou estrada aparecem diversos obstáculos que podem não ser previstos com antecedência dos quais se precisa desviar.
O jogador também pode aprender a lhe dar com a frustração de perder. O jogo é fácil de ser reiniciado assim que se perde uma partida, logo essa possibilidade de tentar novamente pode ajudar.
No jogo, durante as partidas, o jogador pode pegar moedas que podem ser acumuladas e podem ser usadas para comprar itens na loja. O que permite aprender a ter um controle financeiro.
Dá pra jogar com amigos. Apesar do jogo não permitir jogar com outros jogadores dentro da partida, existe um sistema de rankings onde o jogador compete pela quantidade maior de pontos com outros jogadores inclusive os amigos da rede social Facebook (caso tenha vinculado o jogo à conta do Facebook).
Estressores
Obstáculos inesperados em posições aleatórias.
Aumenta a velocidade do personagem a medida que se vai avançando no jogo.
O personagem do jogador é perseguido por um outro personagem e quando o jogador atinge um obstáculo e não consegue ultrapassa-lo, este é pego pelo outro e a partida se encerra.
É um jogo bem rápido, onde o personagem do jogador corre e com o passar do tempo os obstáculos começar a surgir com mais velocidade dificultando de bater neles, ou seja aumenta possibilidade de perder no jogo e com isso a sensação de frustração aumenta mais e mais, em caso de pessoas que possuem dificuldade para lhe dar tal sensação tendem a ter mais dificuldades.
Com isso, o jogo é programado para ter um reinício fácil, ou seja, o jogador pode recomeçar quantas vezes quiser e quando quiser. E isso pode trazer problemas a quem tem dificuldade com o controle no tempo de jogar, por que provoca a insistência do jogador em conseguir passar dos obstáculos.
O sistema de surgimento de obstáculos aleatórios e automático, unido com os postos que são acumulados dentro do tempo de jogo (o tempo da partida) sem perder e unido com as moedas e itens coletados durante a partida acaba se unindo com também com a sensação de que o jogo possui um final. Isso acontece por causa de uma tendência nossa de tentar fechar as coisas, encontrar uma conclusão (o que já foi estudado por algumas abordagens da psicologia); e essa tendência acaba influenciando no desejo de continuar jogando e persistir sendo mais um ponto que pode contribuir para a dificuldade de controlar o tempo de jogo (a pessoa que joga pode passar horas no jogo sem perceber).
Além desses pontos existem os Rankings (as listas de jogadores ordenados desde o que pontuou mais ao que pontuou menos no jogo): um a nível mundial, outro semanal e outro com os amigos da rede social facebook.
Todo jogo que possui ranking torna se mais competitivo, e essa competitividade (a busca por ser quem pontuou mais, de ultrapassar a pontuação de outros jogadores) também pode influenciar em querer jogar mais e assim como os pontos anteriores contribuir na insistência em jogar por mais tempo e dificultar a controlar esse tempo que se passa jogando, podendo até interferir em outras atividades do dia a dia.
Mas, não é só jogos que podem interferir em outras atividades do dia a dia por causa do tempo em que fica ali.
As séries, os desenho animados, os programas de TV, filmes, atividade de hobby como fazer artesanato sem ser com forma de trabalho, desenhar entre outros, podem chegar a prender a atenção da pessoa que está ali e se esta pessoa não tiver um controle no tempo poderá ter dificuldades em realizar outras atividades importantes e necessárias para a sua vida.
Até os estudos ou trabalho podem acabar se tornando problema quando não se possui esse controle no tempo, pois podem afetar a saúde física e mental da pessoa. Logo o exagero pode ser sinal de que algo não está saudável.
Existe mais um ponto que precisa de atenção nesse jogo
A loja do jogo
Existem alguns itens que podem fazer com que o jogador avance mais rápido dentro do percurso do jogo, esses itens podem ser conquistados com as missões do jogo, nos prémios que são dados a cada novo dia em que o jogador volta a entrar no jogo e esses itens também podem ser comprados na loja do jogo.
Tais itens podem ajudar o jogador a ganhar mais pontos e poder ultrapassar outros jogadores nos Rankings. Isso pode motivar a comprar esses itens na loja. Eles podem ser comprados com as moedas do jogo ou com DINHEIRO DE VERDADE, fora do jogo. Logo é bom tomar cuidado com isso. Esse ponto é comum em jogos que possuem loja virtual dentro do jogo, então essa atenção não vale apenas para o Subway Surfers.
Na loja o jogador também pode comprar outros personagens o que pode motivar a comprar nela.
Concluindo
É um jogo que pode contribuir para o desenvolvimento infantil, mas que precisa de supervisão do pais ou responsáveis para que seja saudável esse processo, possibilitando a criança a aprender com essas situações que podem surgir com o jogo e usar esses “estressores” a seu favor.
Logo é possível aprender a não desistir, a controlar o tempo, ter controle financeiro, a ter um raciocínio mais rápido, entre outros, jogando esse jogo, mas não é só nele em que se pode desenvolver essas habilidades. Na vida, com as situações que surgem, o ser humano pode se desenvolver, aprender a lhe dar com as adversidades pode contribuir para a saúde mental.
Confiram também o post sobre tecnologia e desenvolvimento infantil.
Atualização: Agora estou postando um resumo da análise nas avaliações desse jogo no loja de apps (Google play store).
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