Minecraft (análise)

Minecraft (análise)

Análise de Jogo #05: Minecraft

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox de sobrevivência criado pelo desenvolvedor sueco Markus “Notch” Persson e posteriormente desenvolvido e publicado pela Mojang Studios, cuja propriedade intelectual foi obtida pela Microsoft em 2014. Wikipédia
Jogo pago (preços variam de acordo com a plataforma onde vai ser jogado) e com algumas opções de compras na loja do jogo.

Jogo pago. Com loja dentro do jogo.


Classificação: LIVRE (de acordo com o site oficial do Minecraft)

Usuários interagem, compras no jogo.

Plataformas: Pc (windows)MacLinuxAndroidiOSXbox OneXbox 360Nintendo SwitchNintendo 3DsPlaystation 4Playstation 3Playstation VitaWii UAmazon FireOculus

Não deixe o seu filho jogando sozinho, supervisione. 

Confira também a análise do jogo Pk Xd

Potenciais:

O jogo possui alguns modos:

  • Criativo (onde pode-se construir, modificar e ter acesso a todos os tipos de blocos com facilidade),
  • Sobrevivência (onde precisa conseguir recursos no mundo para construir, deve enfrentar as criaturas que podem atacar o jogador, passa fome, pode sofrer dano de lava, água ou queda),
  • Aventura (é parecido com o modo Sobrevivência, mas com uma exceção: não pode quebrar blocos, tendo a necessidade de sobreviver encontrando recursos.

_ Possibilidade de jogar sozinho ou Multiplayer (com amigos, e se usar o recurso pago realms pode jogar com mais jogadores inclusive estranhos).
_Existem outros mundos criados por outros jogadores nos quais pode-se aventurar,  jogando com estranhos ou com amigos, sendo alguns gratuitos e outros pagos.
_Usar o modo criativo possibilita criar diversas construções em 3D do usando os blocos que estão no jogo, assim desenvolve-se a criatividade. E sendo blocos é possível treinar o raciocínio matemático e espacial como calcular a área quadriculada de uma forma, entre outros.

_No modo sobrevivência pode-se desenvolver estratégias para sobreviver aos ataques, coletar melhor os recursos e vencer os outros tantos desafios e missões existentes no jogo.
_Existe a possibilidade de desenvolver mecanismos de automação, por exemplo uma porta que abre com sensor de presença ou uma lâmpada que acende sozinha quando está de noite.

_Pode-se jogar em um mundo aberto, que permite explorar cavernas, ilhas, florestas, montanhas, rios, fundo do mar, outros mundos e tantos outros lugares.
_Aprender quais são os objetos necessários para criar alguns itens: Cama usa lã pra fazer o tecido da almofada e roupa de cama.

Estressores:

_ No modo sobrevivência criaturas podem atacar o jogador ou destruir suas criações.
_ Além disso o personagem do jogador pode sentir fome e sofrer dano também por queda, contato com lava, fogo e tempo dentro da água, podendo até ser eliminado caso sua vida chegue a zero.
_ No modo criativo a partir da dificuldade normal pra cima, criaturas podem destruir suas construções.

_ Alguns tipos de blocos possuem algumas limitações: a areia pode se soltar canso não esteja sendo sustentada por outro tipo de bloco, alguns blocos de laje (com o tamanho de meio bloco) não podem ser sobrepostos.

_ Jogando com outros jogadores, suas construções podem ser destruídas ou danificadas por eles. No modo sobrevivência os outros jogadores podem dar dano ao atacarem.

 Todas essas situações precisam ser levadas em conta ao jogar este jogo. Aprender a lhe dar com as adversidades vivenciadas nele pode contribuir para o desenvolvimento pessoal do jogador. E sendo criança, é importante que os responsáveis estejam próximos principalmente quando o jogador perder ou sofrer por outra qualquer adversidade, dando assim apoio para que ela não desista, desenvolva habilidades como a persistência, resiliência e tantas outras.


 Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma criança, mas não devem ser os únicos recursos para esse desenvolvimento. Brincar com outras crianças ou com os pais, responsáveis, e amigos de outras idades, com brincadeiras não virtuais também é muito importante para o desenvolvimento, por isso recomenda-se limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos.

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