Jogo sem internet #01: Adedanha

Jogo sem internet #01: Adedanha

Fica a dica: Jogo pra brincar em casa sem internet #01


STOP!/ Adedanha

Resumo:

Stop! é um jogo que combina vocabulário, escrita e conhecimentos gerais. No Brasil também é conhecido por Adedonha! ou Adedanha! Para jogar Stop! basta papel e lápis (quem falou que precisa ser caro para ser divertido?!) e é um jogo muito popular entre amigos. O jogo consiste em escrever palavras que iniciam com uma letra combinada, dentro de categorias pré definidas (como nome, cor, objeto, etc). Sabe-se que Stop! era jogado desde o século XIX na Alemanha. Nos Estados Unidos o jogo recebe o nome de Town, Country, River (Cidade, País, Rio, que eram as categorias originais de palavras) e na Alemanha recebe o nome de Stadt, Land, Fluss. Tabuleiro Criativo.

Classificação: + 7 anos (de acordo com o Tabuleiro Criativo)

Nº de Jogadores: de 2 a 8

Duração média de Jogo: 40 minutos
Nível de dificuldade: Muito Fácil

O que vai precisar pra jogar?

Basicamente só precisa de dois objetos diferentes por jogador; o que deixa esse jogo muito mais simples:

  • Um papel pra cada jogador,
  • E uma caneta ou lápis pra cada jogador.

Tá tudo preparado, bora começar o jogo?

 Todos irão escrever colunas separadas por tópicos, como nome, cidade, animal, cor, filme, etc.

As categorias que podem ser usadas é de escolha dos jogadores, mas o que precisa de ser combinado é que as categorias devem ser a mesma para todos os jogadores.

 A cada rodada, uma letra será escolhida e todos os jogadores devem escrever o mais rápido possível coisas que comecem com a letra sorteada. O primeiro jogador que conseguir escrever palavras em todas as categorias deve dizer em voz alta: “Stop”, e então todos os jogadores devem parar de escrever.

Existe uma outra versão em que se coloca pontos em cada categoria. E ao final da partida, quem conseguir a maior pontuação, ganha a partida. o número de partidas/rodadas é de escolha dos jogadores, logo não tem um limite de tempo.

Na imagem pode se ver um exemplo do papel já preenchido no final do jogo com os pontos que o jogador conseguiu.

Na cor preta, no cabeçalho de cada coluna, estão as categorias que foram usadas no jogo.

Em azul estão os nomes que foram escolhidos pelo jogador como resposta para cada categoria e a pontuação que ele obteve.

Potencialidades:

  • O jogo permite reconhecer a capacidade de memória do jogador, de lembrar palavras de diversos campos de conhecimento pra conseguir preencher o quadro.
  • Mesmo que o jogador perca, ainda existe a possibilidade de aprender palavras novas com os outros jogadores desenvolvendo assim o conhecimento cultural.
  • Da mesma forma que exige memória, lembrar, o jogo possibilita treinar a memória.

Estressores:

O jogo tem um tempo determinado. Na primeira versão apresentada, é quando o primeiro jogador terminar, sendo assim, não conseguir ser o primeiro pode incomodar e se o jogador que perde tiver dificuldade em lhe dar com a perda pode dificultar um pouco. Mas o ponto positivo disso é reconhecer as próprias dificuldades.

Não conseguir lembrar ou não saber palavras que podem ser usadas no jogo.

 A possibilidade de reconhecer as dificuldades e trabalhar elas faz parte da grande habilidade da resiliência e que é importantíssima pro desenvolvimento de qualquer pessoa e que pode ser usada em diversas situações vivenciadas ao longo da vida. Por isso, jogos assim são bons para crianças e podem ajudar os adultos também na memória.

Mais uma coisa…

 Outro ponto bom e importantíssimo desses jogos que exigem conhecer palavras de diversas partes do mundo e áreas do conhecimento, é o desenvolvimento do conhecimento cultural como não só saber coisas da própria culturas, mas também de culturas diferentes, curiosidades e tantas outras informações de fora da região onde a gente vive, podem nos ajudar em diversas situações da vida como elaborar estratégias novas pra problemas que vamos encontrando na vida, ter ideias novas, ser mais criativo e muito mais. Por isso vale a pena brincar de Stop!/Adedanha.

E ai, gostou? Conhece alguma regra diferente pra esse jogo, comenta aqui.

Fontes:

https://www.guiadasemana.com.br/estilo-de-vida/galeria/jogos-de-papel-e-caneta

http://www.tabuleirocriativo.com.br/post_stop.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *