Brawl stars (análise)
Análise de jogo #01: Brawl stars
Resumo:
Brawl Stars é uma arena de batalha multijogador online e um jogo de tiro de herói em terceira pessoa, desenvolvido e publicado pela empresa de videogame finlandesa Supercell. Foi lançado mundialmente em 12 de dezembro de 2018 no iOS e Android. O jogo apresenta várias modalidades de jogo, cada um com um objetivo diferente. Wikipédia
Jogo Gratuito, com algumas opções de compra no jogo.
Disponível para as plataformas: Android, iOS, (também funciona em PC com emulador de android)
Classificação indicativa: +9
Violência infrequente/moderada em desenhos animados e fantasia, compras online(de acordo com a Apple store e experiência de jogo).
Não deixe o seu filho jogando sozinho, olhe o que ele está jogando
Vamos agora para a análise do jogo. Ela foi dividida em duas categorias: Potenciais e Estressores. Em Potenciais estão algumas habilidades que podem ser desenvolvidas jogando esse jogo e em Estressores estão algumas limitações e situações as quais que m joga pode ter que enfrentar, e a maneira de lhe dar com essas limitações e situações pode variar de cada pessoa (pelo desenvolvimento emocional, cognitivo, social, entre outros). Bora lá?
Potenciais:
É um jogo cooperativo (podendo ser em dupla, equipe ou solo)
- Permite o desenvolvimento de trabalho em equipe.
- Possibilidade de jogar com amigos ou estranhos.
Estratégico:
- Ele coloca o jogador em situações que demandam o desenvolvimento de estratégias.
O jogo possui moeda virtuais que podem ser usadas para comprar novos personagens, itens, baús (que dão presentes surpresa como itens, personagens e mais moedas), isso possibilita o desenvolvimento de um controle financeiro, guardar moedas para conseguir o que se deseja.
Estressores:
Os personagens com limitação de poder (tempo de duração de poder e quantidade de lançamento limitada).
Insegurança quanto a possibilidade de conseguir novos personagens ou não.
Possibilidade de falta de cooperação da equipe:
- O jogo só possui chat ativado fora da partida, sendo necessário o uso de recursos externos para comunicação (recursos de chamada de voz ou vídeo) durante a partida e assim tornando a comunicação difícil ou nula.
- Jogadores internacionais, ou seja, mais um dificultador para a comunicação.
- Necessidade de adivinhar as ações dos seus colegas de equipe e do inimigo, mais uma insegurança.
O Jogo tem limite de tempo nas partidas, quando está chegando ao final (últimos segundos) do tempo aparece um cronômetro aparecendo no centro da tela.
Por ser um jogo de competição e com conflito (combate com uso de habilidades que podem “matar” o os personagens do jogo, e quando “morto”, ele fica fora de jogo por alguns segundos, comum em jogos tipo MOBA), o personagem do jogador corre risco de receber ataques surpresas de jogadores da equipe adversária.
Logo o sentimento de ansiedade pode se manifestar, podendo ser em intensidade comum (saudável) ou em intensidade maior (não saudável), dependendo de como o jogador lhe da com tais condições.
E existe uma loja virtual onde se pode comprar itens para o jogo com dinheiro de verdade. E alguns personagens algumas skins (personagens com roupas diferenciadas), baús, itens que precisam de uma certa quantia de moedas virtuais, e essas moedas podem ser compradas com dinheiro de verdade.
Na loja virtual, as opções de coisas para serem compradas são atualizadas, cada um de acordo com o prazo estipulado pelos desenvolvedores do jogo especificamente para casa opção, logo se tem algum que se deseja muito aparece na loja e não se possui ainda a quantidade de moedas que se necessita, existe o risco da opção pode desaparecer quando se conseguir as moedas necessárias. E isso pode gerar alguns incômodo.
Os baús que dão presentes surpresa: pelo fato de ter surpresa, vir algo que não deseja, ou criar a expectativa de vir algo que se deseja muito por trazer um incômodo.
Concluindo
Todos esses pontos devem ser levados em conta quando uma criança for jogar o jogo. As crianças passam por etapas no seu desenvolvimento e em cada etapa superada elas conseguem entender melhor algumas situações, informações e conseguem lhe dar melhor com os sentimentos vem em cada contato com essas situações e informações, por isso existe essa recomendação de faixa etária para jogos, programas de tv, etc. Ter contado com informações ou situações com as quais a criança ainda não tem preparo para entender e lhe dar com os sentimentos que vem com o contato com isso, podem atrapalhar no desenvolvimento delas, mas lembrando que isso não é uma regra que sempre acontece.
Se você percebe um comportamento estranho ou exagerado em uma criança, procure ajuda de um psicólogo pra entender o que está acontecendo.
Mais uma coisa:
Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma criança, mas não devem ser os únicos recursos para esse desenvolvimento. Brincar com outras crianças ou com os pais, responsáveis, e amigos de outras idades, com brincadeiras não virtuais também é muito importante para o desenvolvimento, por isso recomenda-se limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos.
Atualização: Agora estou postando um resumo da análise nas avaliações desse jogo no loja de apps (Google play store).
One thought on “Brawl stars (análise)”