Decepção com pessoas

Decepção com pessoas

Você já se decepcionou com alguém por descobrir que essa pessoa não era como você achava que ela era?

 Isso pode acontecer em várias situações, mas em relacionamentos pessoais tem a possibilidade de acontecer com mais frequência. 

A gente encontra a pessoa, e a primeira vista a gente se encanta. E depois de um tempo junto com ela vamos percebendo que ela é diferente do que a gente achava.

E assim, um “conflito de imagens” passa a acontecer dentro da gente. A “imagem”, ou seja, aquilo que eu via e pensava, que a gente tinha da pessoa entra em conflito com a “imagem” que começamos a construir agora, o que a gente começa a perceber de diferente na pessoa, no agir, no jeito de pensar.

O estranhamento

 É como se a gente visse apenas o que a gente deseja, mas, com o tempo, a gente vai passando a conhecer realmente quem a pessoa é, e ai a ficha cai, “não é como eu achava”.

Ou podemos cair no pensamento: “Você não é do mesmo jeito que era quando a gente se conheceu” “Você mudou”. E podemos até falar isso com ela.

Passamos a estranhar a pessoa.

A imagem que tínhamos dela começa a se distorcer e passamos a ver além das aparências.

Partindo deste ponto, precisamos estar atentos:

Não conseguimos conhecer alguém tão rápido

  A gente não pode dizer que conhecemos uma pessoa de cara, com pouco tempo e pouco contato, porque podemos projetar nela uma imagem que não condiz com quem ela realmente é.

Projetar aqui é um termo usado muito dentro da psicologia por algumas abordagens. E tem o sentido de colocar uma “imagem” em cima de uma outra “Imagem” que não é.

Um exemplo seria o projetor do cinema que projeta as cenas dos filmes na tela em branco. As imagens projetadas não são a tela, mas são colocadas sobre ela.

A imagem que projetamos não são a pessoa de verdade, são representações que misturam aquilo que achamos que é a pessoa, as nossas experiências com pessoas ou situações com alguma característica parecidas.

 Logo, leva tempo, convivência pra gente conhecer as pessoas. Leva tempo pra gente diferenciar a imagem que projetamos naquela pessoa e quem ela é de verdade.

Cuide-se

É preciso ter paciência, e convivência pra gente conhecer as pessoas. Esse processo de projetar e depois ter que diferenciar é algo normal, natural na nossa vida e nossas relações.

Logo, não dá pra simplesmente fugir, mas podemos nos conhecer, aprender a reconhecer isso acontecendo para evitar ou diminuir as nossas frustrações.

Quando a gente não presta a atenção nesse processo de projeção acontecendo, podemos correr o risco de acabar agindo de formas que podem nos levar a adoecer.

Podemos acabar entrando em relacionamentos que não são saudáveis pra nós. Podemos depois sair deles e acabar entrando em outros da mesma forma, vivendo um ciclo de repetição que vai nos fazendo mal e assim nos adoecendo.

Ou podemos acabar nos fechando a possibilidades de encontrar relacionamentos que sejam saudáveis pra nós, por causa das experiências ruins que tivemos ao viver essa projeção sem perceber.

Tudo isso vai depender de como compreendemos as experiências que vamos vivenciando em nossos relacionamentos.

Concluindo

Pode ser difícil lhe dar com esse processo, mas não precisamos passar por isso sozinhos. Aqui entra o um dos trabalhos do(a) psicólogo(a),  que é ajudar nesses processos.

Se você já passou por isso ou está passando agora e está sofrendo por isso, a terapia pode te ajudar também nessa situação.

Buscar ajuda não é sinal de fraqueza.

Saúde mental também é importante.

Precisando de ajuda eu estou a disposição. Entre em contato comigo.

Confira também o post sobre saúde.

2 thoughts on “Decepção com pessoas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *