Nós não somos super heróis

Nós não somos super heróis

Talvez em algum momento da sua vida você possa ter visto algum filme, série ou desenho, ou lido histórias em quadrinhos e ter visto algum super herói com superpoderes.

E indo além disso, pode ter desejado ter super força, super inteligência, voar, super velocidade, ter deseja algum desses superpoderes ou outros.

Na imaginação poderíamos ter essas super habilidades pra superar as limitações que a gente percebia em nós mesmos.

Habilidades

Image de storyset no Freepik

Nós não somos super heróis, mas o reconhecer nossas dificuldades é uma habilidade que faz bem. Significa que conseguimos ver nós mesmos nas situações em que vivemos.

Ou seja, conseguimos prestar atenção não só a nossa volta, mas também prestar atenção na gente mesmo.

E além de reconhecer nossas dificuldades, também reconhecer que por vezes precisamos de ajuda, até mesmo profissional também é uma habilidade.

É uma atitude de força, de superar o medo de parecer incapaz ou fraco diante das outras pessoas. E esse parecer fraco diante dos outros pode não ser uma realidade, pois as pessoas podem não enxergar o quanto de esforço é feito pra aceitar pedir ajudar e ainda pedir essa ajuda.

Pedir ajuda

Imagem de jcomp no Freepik

Por muitas vezes, na luta de conseguir dar conta de tudo, até mesmo sozinhos, podemos até nos adoecer.

Tem tantos problemas que vamos vivenciando e que não estamos dando conta sozinhos:

A frustração, a ansiedade, os medos, e tantos outros sentimentos envolvidos com tantos conflitos que vivemos dentro da gente podem nos levar a adoecimentos psicológicos e até mesmos físicos.

E quando estamos adoecidos, até aquilo que conseguíamos antes, podemos não conseguir mais.

Quando esses conflitos internos passam a nos atrapalhar, quando nos vemos paralisados diante de situações que temos que resolver, mas não conseguimos; quando nos vemos em situações onde nos sentimos mal, e que podem se repetir diversas vezes e não conseguimos sair delas sozinhos, estes são alguns dos sinais de que buscar ajuda pode ser uma boa escolha.

Mas quando deixamos de cuidar desses problemas, desses conflitos, podemos acabar adoecer fisicamente, podendo deixar esses problemas ficarem mais difíceis ainda de resolver.

Concluindo

Foto de Samantha Garrote no Pixels


Se você tem percebido isto, que tem algum tipo de sofrimento te atrapalhando em viver viver a vida normalmente, ou até mesmo impedindo isso, uma sugestão é procurar uma ajuda profissional.

Não tenha medo de pedir ajuda. Existem profissionais qualificados para te ajudar, sendo os psicólogos alguns deles.

Cuide de você também. Permita-se procurar ajuda também.
Porque procurar ajuda não é fraqueza, mas pode ser sinal de força.

Confira também os artigos: A campanha do Setembro Amarelo; Escute as crianças; Sobre o vício e Vamos fala de Saúde?

One thought on “Nós não somos super heróis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *