Escute as crianças

Escute as crianças

Para adultos e responsáveis por crianças.

É bem comum pensar que as crianças vivem no mundo da fantasia, imaginando coisas que não existem, inventando estórias absurdas e que toda hora tem uma nova brincadeira.

E esse pensamento sobre as crianças não é de agora, porque no século passado também se pensava assim, que “não era pra dar crédito, porque é só uma criança que não tem noção das coisas”.

Infelizmente junto com esse pensamento vieram alguns problemas e que já surgiram diversas vezes nas mídias: o abuso e a violência infantil, entre outros. A gente ouve sobre caso de crianças que foram violentadas nas escolas, na casa de algum parente e que os responsáveis só descobriram isso depois de muito tempo, e em alguns casos tiveram desfechos bem ruins (como casos de crianças que foram mortas).

Quando essas coisas acontecem, diversas vezes as crianças dão sinais de que algo não está legal. Por mais que muitas delas , dependendo da idade e do desenvolvimento, não sabem se expressar tão claramente pela fala, até por causa da possibilidade de não entenderem bem o que é algo normal e diferenciar do que é algo fora do normal, que pode fazer mal pra ela.

E como é que podemos perceber que algo não está certo com as crianças?

Por mais que muitas delas não saibam falar sobre o que está acontecendo de forma clara, elas podem se expressar de outras formas bem diferentes: seja por desenhos, na hora de brincar, nas estórias que ela inventa, e até nos sinais do corpo (seja por ficar diferente quanto está perto de alguma pessoas específica).

O problema maior é quando, mesmo com a criança demonstrando de diversas formas que algo não está legal, os responsáveis não escutam, ignoram aquilo achando que é só uma brincadeira e assim abrindo espaço pra diversas consequências ruins na vida dessas crianças.

Recomendação de leitura:

E ligado a este mesmo tema, no site da Rede Nacional Primeira Infância, no dia 01 de maio de 2022, saiu a notícia de que uma professora lançou um livro falando sobre este tema, com o título: A menina das cores.

A linguagem é simples com uma parte dedicada a ensinar estratégias para prevenir o abuso e algumas orientações para os responsáveis de crianças.

Aqui está o link pra ter acesso a este conteúdo: Livro A Menina das Cores de Rita Cândido – CRB Nacional

Concluindo

É importante entender que o que a criança percebe sobre o mundo real a sua volta, ela também coloca nas suas brincadeiras, e que haverão momentos em que elas podem tentar falar de formas claras ou indiretas de que alguma coisa não está legal.

Por isso é muito importante estabelecer uma proximidade da criança, conhecer ela e assim ter mais facilidade pra identificar se algo não está normal. Escute as crianças, nas várias formas que ela pode falar.

Percebendo algo diferente, investigue. Não deixe pra tomar providências depois, pra que não seja tarde. E precisando de ajuda, procure um psicólogo.

Confira também o nosso post sobre os desenhos que não infantis

E confira o post sobre a análise de jogos por um psicólogo

2 thoughts on “Escute as crianças

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *