Fortnite (análise)

Fortnite (análise)

Análise de Jogo #04: Fortnite

Resumo:

Fortnite é um jogo eletrônico multijogador online revelado originalmente em 2011, desenvolvido pela Epic Games e lançado como diferentes modos de jogo que compartilham a mesma jogabilidade e motor gráfico de jogo. Wikipédia.

Jogo Gratuito, com algumas opções de compra no jogo.


Classificação: +12 anos

Violência, Linguagem imprópria, compras online* (de acordo com a Epic games e experiência de jogo).

Plataformas: PS4,PS5, Nintendo Switch, Android, iOS, macOS, Windows, Xbox One, Xbox Series X

Confira também a análise do jogo Pokémon Unite

Potenciais:

– O jogo possui diversos modos como solo (sozinho), esquadrão (grupos grandes), trio e dupla.

-É um jogo de multiplayer  (multijogador) online, portanto é possível jogar com amigos e estranhos, logo tem a possibilidade de fazer novos amigos.

– Por se tratar de um jogo de tiro, o desenvolvimento de estratégias é possível. E um outro fator que contribui para isso é a possibilidade de coletar recursos como madeira, tijolo e ferro para construir paredes, portas, pisos e tetos e assim facilitar a sua proteção de tiros dos inimigos.

– Ele também possui um mundo aberto explorável, com algumas missões que são possíveis de serem feitas.

– Existem missões para serem completadas no jogo com as quais o jogados pode obter itens de personalização, nível de experiência e outros recursos.

– Jogo de mundo aberto e que pode ser explorado.

Estressores:

-Por se tratar de um jogo de tiro, o jogador pode ser atacado de surpresa (sem esperar) e a distância, possibilitando uma dificuldade para se defender, atacar de volta e até perder por eliminação.

-Além disso, o jogo é em 3D, possui armas inspiradas em armas reais com sons parecidos do os reais, e possui algumas outras semelhanças com a realidade, logo dependendo do jogador isso pode trazer algum incomodo.

O mapa do jogo tem algumas dificuldades:

  • No início não é o mapa todo que aparece visível, é necessária a exploração do mundo para conseguir ver todo o mapa.
  • Por ser de mundo aberto e grande, não é fácil localizar os oponentes,
  • Além dos outros jogadores, o jogo possui criaturas que podem atacar e até eliminar (lobos, tubarões, dinossauros e outros, elas podem varias com as novas atualizações do jogo).
  • O mundo do jogo é uma ilha, que possui uma “tempestade” que acontece em volta  e que vai tomando conta da ilha com o passar do tempo fechando um cerco cada vez mais em torno de um ponto da ilha (esse cerco que vai ficando mais fechado é mostrado no mini-mapa). Quando o jogador é atingido pela tempestade ele recebe dando podendo até ser eliminado. Além disso existe um som no jogo que indica quando a tempestade começa a se mover e um cronômetro marcando o tempo para esse movimento da tempestade abaixo do mini-mapa do jogo. Isso também pode gerar incomodo ao jogador.
  • Existem alguns NPCs (personagens não jogáveis, que são controlados pelo computador), com os quais podem interagir, assim completando alguma missões, mas quando estes recebem algum dano causado pelo jogador, eles tornam-se inimigos e começam atacar de volta.

Loja dentro do jogo:

 *O jogo possuí uma moeda virtual com a qual se pode comprar skins (novos personagens com roupas diferentes), novas armas básicas (no início do jogo todos tem uma picareta, que é a arma básica que pode ser trocada por outra caso você consiga alguma nova), skins para armas (toda arma que se consegue durante a partida, quando usada, ira ter a skins que você colocou nela, quando você tiver uma skins dessas), gestos (danças, movimentos de mão e outros, que podem ser usados para comemorar ou brincar durante o jogo).  

 Essas moedas são obtidas quando se ganha as partidas em 1º lugar, ou completando uma missão específica; mas também podem ser compradas com dinheiro de verdade na loja do jogo. 

 São obtidas poucas moedas por partida ganha e alguns dos itens possuem um valor alto para serem compradas, incentivando o jogador a desejar comprar com dinheiro de verdade as moedas do jogo.

O jogo também possuí passe de um batalha, onde a medida em que se consegue algumas moedas especiais, o jogados pode resgatar alguns prêmios, mas existem alguns prêmios que só podem ser resgatados com a compra da versão PREMIUM do passe de batalha, essa versão é comprada com uma certa quantia de moedas do jogo ou com dinheiro de verdade.

Concluíndo:

Todos esses pontos devem ser levados em conta quando uma criança for jogar o jogo. As crianças passam por etapas no seu desenvolvimento e em cada etapa superada elas conseguem entender melhor algumas situações, informações e conseguem lhe dar melhor com os sentimentos vem em cada contato com essas situações e informações, por isso existe essa recomendação de faixa etária para jogos, programas de tv, etc. Ter contado com informações ou situações com as quais a criança ainda não tem preparo para entender e lhe dar com os sentimentos que vem com o contato com isso, podem atrapalhar no desenvolvimento delas, mas lembrando que isso não é uma regra que sempre acontece. 

 Se você percebe um comportamento estranho ou exagerado em uma criança, procure ajuda de um psicólogo pra entender o que está acontecendo. 

 Mais uma coisa: 

 Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma criança, mas não devem ser os únicos recursos para esse desenvolvimento. Brincar com outras crianças ou com os pais, responsáveis, e amigos de outras idades, com brincadeiras não virtuais também é muito importante para o desenvolvimento, por isso recomenda-se limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos.

One thought on “Fortnite (análise)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *