O nosso corpo não é só partes
Hoje em dia a gente vê que existe tanta especialização em tantas áreas de conhecimento, que podemos até ficarmos perdidos.
Até mesmo quando fala de corpo; tem fisioterapia, tem medicina e dentro tem cardiorrespiratória, ortopedia, neurologia e por ai vai.
Nesse sentido, essas especializações são até boas, porque ajudam a entender melhor uma parte, já que não dá pra focar em tudo ao mesmo tempo.
Essas divisões facilitam o estudo mais aprofundado e detalhado, ajudando a ter mais informações, mais conhecimento.
Com isso, o nosso corpo vai sendo dividido e a gente vai colocando nome em cada parte da gente mesmo, como por exemplo, mente e corpo, psicológico e fisiológico.
O problema
Mas, ai tem um problema, quando a gente só foca em uma das partes, podemos esquecer do todo.
E quando a gente passa a esquecer que, por mais que existam as separações em partes, que nós fizemos; elas ainda tem ligação uma com a outra.
Porque nos somos um só.
Assim, podemos nos esquecer de que nessa ligação entre as partes, as divisões, podem existir problemas correlacionados, ou seja, que não acontecem independente em uma parte só.
Mas que podem ter alguma ligação com as outras partes ao mesmo tempo. _ Pode parecer meio confuso, mas em breve vamos dar exemplos_.
Ainda que tenha a mente e o corpo, eles, mesmo que separados por nomes diferentes, ainda continuam sendo parte de nós mesmos.
O todo
Dentro da psicologia, existe uma área de estudo que trabalha com adoecimentos que tem origem psicológica e que afetam o corpo, e que começam no corpo e afetam a parte psicológica.
Para essa área de estudo foi dada o nome de psicossomática.
E quando se fala dessa interação entre as partes da nossa vida também podem ser vistas nos nossos adoecimentos e por isso, é importante não ignorarmos a existência dessa interação.
Quando a gente passa por vários momentos de tensão em nossa vida, nós nos estressamos muito e não damos conta de lhe dar com essa tenção, podemos começar a sentir em nosso corpo.
E pra ficar mais claro vou dar um exemplo.
Exemplo
Existem algumas gastrites que podem ser desencadeadas por causa de stress.
A gente pode estar passando pro muita tensão e essa tensão vai se tornando mais intensa ao ponto do nosso corpo não suportar, e ai pode aumentar a acidez do nosso estômago, por exemplo, e assim desencadear a gastrite.
E nessa exemplo, existe a possibilidade de que, mesmo que com o tratamento por meio de remédios, que o médico possa receitar, se a causa daquele stress não for resolvida, o problema pode melhorar temporariamente e depois voltar.
Ai que vem a necessidade de um acompanhamento psicológico também, porque nele a pessoa pode ter ajuda pra identificar as causas desse stress e aprender a lhe dar elas e assim possibilitar o não retorno da gastrite.
Mas tem um detalhe, quando o nosso corpo é atingido, como no caso da gastrite, só o acompanhamento psicológico não é bom, é preciso de ter um acompanhamento médico ao mesmo tempo.
Porque quando o corpo é atingido, muitas vezes precisa ser tratado com o acompanhamento dos dois profissionais, médico e psicólogo.
Concluindo
Por isso é importante ver o nosso todo. Não só a nossa saúde física, mas também a nossa saúde mental. Olhar o todo.
Lembre-se de que você é uma pessoa inteira, e não só várias partes. Um adoecimento, que persiste em continuar pode não ter apenas um motivo, por isso e importante investigar.
Se você percebe algum problema assim acontecendo com você, procure um psicólogo, ele pode te ajudar.
Aqui tentei resumir bem sobre este tema, mas como se trata de algo bem grande com muitas variações em relação as formas de adoecimento e suas causas, vamos ficar por aqui, para não deixar este artigo muito grande.
3 thoughts on “O nosso corpo não é só partes”