Lhe dar com a perda de alguém
Lhe dar com a perda de alguém
Perder uma pessoa dói né? Principalmente se ela é bem próxima. É uma dor difícil de lhe dar. Parece que se perde o chão. Muitos vão dizer que não se deve chorar, mas isso é um engano.
O processo que se vive depois de perder alguém ou algo é chamado de luto…
…E se permitir chorar quando dá vontade é uma forma da gente colocar pra fora o que tá acontecendo dentro da gente, e esse choro faz bem. Tem a hora de chorar e o choro deve ser respeitado.
Pode até parecer sinal de fraqueza chorar, mas ele ajuda a colocar pra fora o que se sente por dento.
Partilhar com alguém sobre o que está sentindo também ajuda a conseguir passar por isso. O apoio de um profissional da psicologia nessa situação pode ajudar muito.
Precisar de ajuda não é sinal de fraqueza, e pedir ajuda é ter coragem de reconhecer a necessidade e falar.
Esquecer quem se ama é impossível, e não é preciso esquecer a pessoa pra superar esse tempo de dor, mas guardá-la e seguir a diante. Seguir a diante é difícil, mas não impossível.
Deixar pra viver esse processo depois, segurar o choro, pode até adoecer. E ao mesmo tempo se o sofrimento prolongar, não ser enfrentado, e durar muito tempo também pode adoecer, e isso acontece quando o sofrimento começa a impedir de viver. Se você percebe isso acontecendo com você ou com alguém, procurar a ajuda de um(a) psicólogo(a) ou recomendar a ajuda de um vai ser uma ajuda importante.
Se você precisar de psicólogo eu estou a disposição.
Atendo online se precisar, o meu contato de whatsapp/telefone é (31) 97173-0541
Lucas de Oliveira Barbosa, psicólogo, CRP-04/6362.
Saúde mental também é importante.
3 thoughts on “Lhe dar com a perda de alguém”