Trabalho e Saúde: Quando o excesso se torna um risco

Trabalho e Saúde: Quando o excesso se torna um risco

É inegável que o nosso corpo tem muita capacidade para realizar uma variedade de tarefas, incluindo as demandas do trabalho. Mas, assim como quase tudo, nosso corpo também tem o seu limite.

Quando exigimos demais de nosso corpo, podemos prejudicar a nossa saúde, principalmente quando isto acontece com muita frequência.

nIsso pode entrar em conflito com a ideia de que quando a gente força o limite de algo, esse algo pode si tornar mais forte, isso pode si aplicar um pouco nas atividades físicas, mas ainda assim, quando passamos do limite com frequência, exigindo demais do nosso corpo, podemos adoecer. E ao invés de tornar mais forte o nosso corpo, podemos fragiliza-lo.

Alguns dos sinais de que estamos exigindo demais de nós mesmos é o desmaio no trabalho ou a dificuldade em raciocinar e pensar claramente.

O excesso e a saúde

No ambiente de trabalho, quando a gente passa noites em claro trabalhando além do horário predefinido, e isso acontece com muita frequência, nosso corpo pode adoecer.

Dormir, descansar, mudar de atividade como tirar um tempo pra fazer algo diferente do trabalho, tudo isso é importante pro nosso corpo e pra nossa mente.

Nesse sentido, quando não descançamos, nosso corpo tende a se fragilizar pois passa a não funcionar tão bem como poderia.

Além disso, outro problema que pode acontecer é a não regulação da alimentação e da hidratação, deixar de comer na hora e beber água na hora certa vai prejudicando a nossa saúde.

Existem vários problemas que podem influenciar nisso. O ambiente de trabalho muito exigente, ou a gente ser muito exigente com nós mesmos até sendo perfeccionista, pode levar a esse descontroles com a rotina e a agir de forma não saudável.

E isso não ocorre só no trabalho, mas pode acontecer nos estudos e em outras atividades que podem ser feitas em excesso.

Pode tem mais coisa envolvida

Esse excesso pode não ser apenas um problema, mas também pode ser sinal de outros problemas que estão levando a pessoa a agir assim, com excesso. Ele pode ser a “ponta do Iceberg”, com outro ou outros problemas que estão relacionados a ele.

Por exemplo:

Uma pessoa pode ficar até tarde no trabalho todos os dias pra evitar de chegar em casa cedo e brigar com algum familiar.

O problema aqui pode ser a dificuldade de resolver os problemas de relacionamento em casa, e assim a pessoa trabalha em excesso pra fugir da situação, deixando de resolver o problema, e no trabalho não se alimenta direito, não descansa e acaba adoecendo físicamente.

As causas envolvidas no excesso de trabalho, podem variar de caso a caso, mas todo esse excesso pode fazer mal pra pessoa. E pra ajudar a resolver esses problemas, a terapia pode ser uma ótima aliada.

Concluindo

Começe a observar como você tem se comportado no seu trabalho, nos seus estudos, nas atividades que você faz; veja se a tua rotina tem sido saudável. Se você perceber que tem algum problema, vale a pena buscar entender melhor ele e resolvê-lo.

É muito importante a gente se cuidar. E a terapia pode ajudar nisso. O psicólogo pode ajudar a ver se o comportamento tem sido saudável ou não e ainda no processo de encontrar meios de mudar essa rotina.

Precisando de ajuda pode entrar em contato comigo.

Cuide da sua saúde. O seu comportamento pode te levar á saúde mental e do corpo ou a perde-la, cuide -se.

Faça terapia.

Confira também os artigos:Sobre ser humano complexo“, “O autoconhecimentoePadrões de beleza e saúde mental

Fontes das imagens

Capa: Dzianis Vasilyeu | vecteezy.com

Foto 01: cottonbro studio | Pixels

Foto 02: RF._.studio | Pixels

Foto 03: kuba | openclipart.org

One thought on “Trabalho e Saúde: Quando o excesso se torna um risco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *